Um jogo de dado pode funcionar como variação de um jogo da memória com cartas. Assim, concebi um jogo dançante com dado. O primeiro passo do jogo é a construção de um dado que pode ser elaborado neste site ou em casa ou na escola.
Para elaborar o dado nesse site - imprima as imagens dos símbolos adinkra, disponíveis em PDF, e o modelo do dado. Após a impressão, pense em 5 qualidades que aprecia em si, e procure o símbolo correspondente a essas qualidades. Corte e cole em 5 lados do dado que imprimiu. Para o sexto lado, crie o seu símbolo Adinkra identitário ( veja como construir o adinkra identitário em outra aba desse site ) e cole ou desenhe ele na sexta face do dado. Por último, aplique cola nas beiradas do modelo impresso, e una as partes para formar o dado.
Base do DadoUm exemplo de como fazer isso em casa/na escola de uma forma bem simples, valendo-se apenas de cola, régua, tesoura, lápis e caixa de papelão, pode ser visto em: [https://www.aprenderjuntos.cl/motricidad-gruesa-dados-de-acciones/].
Nesse modelo, os participantes podem desenhar ou fotografar, imprimir e colar os quadrados do dado e os símbolos correspondentes a suas qualidades. Depois, segue-se a mesma sequência compartilhada acima - compondo o dado com os símbolos Adinkra e Adinkra identitário.
É possível fazer um dado com os símbolos ou com as qualidades e desenvolver processo em jogo dança.
Construídos os dados, passa-se para o jogo dançante que descrevo, a seguir, em passos:
1. Quem estiver mediando o trabalho escolhe, junto com o grupo, um dado para representar toda a turma. Em seguida, elaboram-se, com a turma, seis movimentos simples, um para cada lado do dado.
2. Após todos decorarem os movimentos, correspondente a cada lado, divide-se a turma em grupos.
3. Cada grupo joga o dado 4 vezes para definir sua sequência de 4 movimentos. Observe que cada grupo não sabe de qual lado vai cair o dado; assim, jogando 4 vezes o dado, provavelmente cada grupo terá uma sequência de movimentos diferentes para serem memorizadas.
4. Escolhe-se uma música e quem media os trabalhos chama cada grupo para dançar sua sequência. Pode-se trabalhar, por exemplo, com intervalo de oito tempos entre um grupo e outro. A pessoa responsável pela mediação pode definir quantas vezes cada grupo repete sua sequência.
Há muitas variações possíveis para o trabalho com os dados. Podemos produzir, por exemplo, vários dados e jogá-los de uma vez, compondo uma sequência longa de movimentos e demandando maior atenção por parte dos participantes. É possível solicitar ainda, para cada grupo, a escolha de um dado diferente. Cada grupo pode definir as movimentações e depois ensinar a sequência para a turma inteira. Enfim, crie novas possibilidades e compartilhe conosco.