SABER MAIS


Reservamos esse espaço para compartilhar referências bibliográficas sobre os símbolos Adinkra. Além disso, indicamos as pessoas e grupos parceiros que apoiaram essa pesquisa e deixamos contatos das redes sociais para o público seguir a gente e se aproximar mais.


COMPARTILHE CONOSCO


No desejo dessas informações circularem, pensamos num espaço para as pessoas compartilharem seus processos pedagógicos conosco. Para nós é muito relevante acompanhar a proporção que esse trabalho tomará, seus desdobramentos e ainda o surgimento de novas referências. Então, criamos dois meios de comunicação para o compartilhamento de processos artísticos e didáticos. Marque a gente, ficaremos muito felizes de acompanhar os trabalhos de vocês.

Instagram: @dancadinkra
e-mail: dancadinkra@gmail.com


PARCERIAS


Nina Vieira: @annacaronina / @manifestocrespo
Ângela Oskar: @angelaoskar
Rogério: @rogerio.arl
Valdinei Freire: @valdinei.freire
Grupo Batakere: @batakeredanca
Pretas Bas: @espacoculturaladebanke
Gumboot Dance Brasil: @gumbootdancebrasil
Protagonistas: @prot_ago_nistas


REFERÊNCIAS


No percurso dessa pesquisa, percebemos que ainda temos poucas referências bibliográficas sobre os símbolos Adinkra no Brasil. Assim, para facilitar o avanço de outras pesquisas que se inspirem na nossa, reunimos aqui algumas referências encontradas em nossa trajetória. Deixamos alguns links disponíveis e outros os nomes dos autores (as) com os títulos dos seus trabalhos, vocês podem copiar e colar no google para achar o texto.

Sites:
IPEAFRO
Manifesto Crespo: Trabalhos - Estampando Saberes e Cartografia Adinkra
Coletivo Cultural Sankofa

Livros:
Elisa Larkin Nascimento e Luiz Carlos Gá - Adinkra. Sabedoria em Símbolos Africanos.
Edlaine Gladys Borges Viana - Simetria Matemática Com Símbolos Adinkra: Uma Sequência Didática Para Educação Básica;

Artigos:
Caderno Pde - Os Desafios Da Escola Pública Paranaense Na Perspectiva Do Professor Pde;
Edlaine Viana, Eline Flores, Angelo Siqueira, Giselle Faur e Renan Marques - Atividades Para O Ensino De Simetria Com Os Símbolos Adinkra;
Erenay Martins - Espaçotempo & Ancestralidade De Matriz Africana Em Terras Caboclas;
Edna Martins - Linguagem Visual e Panos Africanos: Uma Abordagem Gráfica A Partir De Estampas;
Maria Celina De Queiróz - Linguagem Simbólica Como Ponte; Mônica Sueli Caetano Da Silva - Outras Visualidades: Uma Abordagem da Diversidade Étnico-Cultural No Ensino das Artes Visuais.


AGRADECIMENTOS


"Se você quer chegar rápido, vá sozinho. Mas se quiser ir longe, vá acompanhado"
( provérbio africano ).

Agradeço a todas (os) minhas e meus ancestrais, minha família. Agradeço ao Prof. Dr. Marcos Barbosa de Albuquerque (ORIENTADOR), Profa. Dra. Liana Ferraz Diniz (CO-ORIENTADORA), Angela Oskar (VÍDEOS, FOTOS E EDIÇÃO), Nina Viera (CRIAÇÃO E ELABORAÇÃO DO SITE), Valdinei Freire (CRIAÇÃO E ELABORAÇÃO DO SITE), Elizabeth Barbosa (GRAVAÇÕES DE VÍDEOS), Dayvison Fingolo (GRAVAÇÕES DE VÍDEOS), Rógerio Lima (EDIÇÃO DE TEXTO), Mabel Lagos Otoya (PROFª DE ESPANHOL), Clare Subulwa (PROFª DE INGLÊS), Sarah Morato por apresentar os símbolos e oferecer o curso de inglês. Agradeço também a Karina Almeida, Inaicyra Falcão, Rose Maria, Mestre Pedro Peu, Cintia Ribeiro, Dominique Vieira, Yasmin Ribeiro, Pretas Bás, João Batista de Macedo, Luciana Schwinden, Clelia Prestes, Grupo Batakerê, Grupo Gumboot Dance Brasil, Grupo Protagonistas, Escola Superior de Artes Célia Helena, Escola de Dança de São Paulo, Fundação Theatro Municipal. E por último, mas não menos importantes, a todas as crianças e adultos que fizeram parte do processo DançAdinkra, às (os) artistas e bailarines que fizeram o processo em suas casas e enviaram seus vídeos, e às pessoas que participaram nos encontros na Edasp e CRD. Agradeço a todas/os/es pelo afeto e por abraçarem esse projeto com carinho. Muito obrigada por fazerem PARTE da minha história.

Muito Obrigada.

Axé.